COMPONENTES DIVERSOS
Aqui você encontra tópicos que descrevem componentes diversos, temporizadores, reguladores de tensão e muito mais.
Se você veio pela PESQUISA role a página
Por que usar sensores de segurança RFID nos robôs?
Hoje eu vou falar de automação industrial, vou falar das importantíssimas chaves de segurança que são usadas para impedir que pessoas tenham acesso a áreas perigosas da fábrica, como a área de movimentação de um robô, nesse exemplo cercas são colocadas ao redor do robô, para que o pessoal da manutenção e operadores acessem a área perto do robô só abrindo a porta, então todo o sistema de segurança é destravado, e para essa importante tarefa de acionar e desacionar o sistema é que existem as chaves de segurança e as mais modernas são construídas com a tecnologia RFID, essas chaves são chamadas de “chaves sem contato”, nesse tutorial eu vou mostrar o porquê dessas chaves serem a melhor opção.
Você conhece a bobina de Rogowski e para que ela é usada?
Medir correntes usando instrumentos com bobina de Rogowski é uma alternativa em relação ao tradicional amperímetro clamp e em alguns casos é alternativa bem superior. Nesse tutorial vamos ver como usar um instrumento com bobina de Rogowski, vamos lá.
Como calcular a potência de um potenciômetro?
Outro dia um colega que trabalha com artesanato me perguntou por que o circuito que ele construiu com um potenciômetro para controlar o brilho de um LED queimou, ele botou fogo no parquinho.
Claro que para você que trabalha com eletrônica a já algum tempo, esse circuito não tem mistério, mas tem sim um detalhe muito importante, como calcular a potência no potenciômetro se ele está variando o seu valor?
É sobre isso que eu vou falar nesse tutorial, vamos lá?
Por dentro do 555
É isso mesmo o Professor Bairros, vai dissecar o 555, vamos abrir e ver por dentro o CI mais famoso do mundo, eu estou fazendo isso porque vi o Wagner Rambo montando o 555 só com transistores discretos uma obra de arte e também vi o mesmo Burgos numa das suas lives, simulando o 555, isso me deixou de água na boca, na verdade eu nunca tinha visto o 555 assim, por dentro, então resolvi fazer esse vídeo, mostrando o funcionamento do jeitinho do Professor Bairros.
Veja o sensor PIR por dentro, tudo bem, explicadinho!
O sensor PIR é basicamente uma câmera infravermelha que detecta a radiação “IR” (Infrared), que é nada mais nada menos do que o calor.
Nesse tutorial vou mostrar de forma simples o conceito do sensor, nos próximos vou mostrar as aplicações, sensores de presença, ou shields como são conhecidos.
Como funciona o alto-falante do celular
O celular é um aparelho fantástico, cheio de componentes complexos, mas tem um tem um que me chama a atenção , é o alto-falante, como pode ser tão pequeno, como é construído, será que é igual ao alto-falante que conhecemos, e isso que eu vou mostrar nesse tutorial.