CIRCUITOS MONTAGENS
Aqui você encontra os tutoriais com uma variedade de circuitos e montagens práticas para você colocar em prática os seus conhecimentos de eletrônica.
Se você veio pela PESQUISA role a página
Veja como montar o melhor PWM do mundo com 555!
Isso mesmo, vou mostrar nesse tutorial um circuito para controle de PWM muito simples e prático, usando dois 555, sim porque existe um circuito com um 555, mas, não é PWM é PPM, pulse position modulation, por isso eu chamei esse tutorial de PWM de verdade!
Cálculo Rápido do snubber usando a técnica 2-W!
Sim é isso mesmo, você não leu errado, finalmente você vai ver um tutorial que mostra como calcular o snubber de forma rápida o lépido e rasteiro, usando a técnica 2 w, apresentada pela empresa fabricante de capacitores CDE Cornell Dubilier, está lá no site deles.
Então vamos logo conhecer esse método, vamos lá?
Faça você mesmo uma fonte regulada e ajustável para alta tensão!
Hoje eu vou mostrar um circuito diferente, um circuito que muito maker anda procurando por aí, este tutorial é baseado num artigo que está lá, revista Nute AND Volts, eu vou mostrar como fazer uma fonte de tensão de alta tensão, quando eu falo alta tensão eu estou falando de tensões acima de 50 v, pessoas que poderão ser usadas e equipamentos de teste, por exemplo de varistores, ou Fontes de corrente contínua para a válvula.
Mas que componentes eu devo usar para trabalhar com alta tensão e ainda se regular a tensão de saída com facilidade?
É isso que nós vamos ver nesse tutorial, vamos lá?
Faça você mesmo um Variac totalmente eletrônico!
Sim é isso mesmo queridos seguidores hoje eu vou mostrar como fazer um Variac, mas não aquele Variac mecânico com o cursor com o carvãozinho girando em cima dos enrolamentos do transformador, nada disso, eu vou mostrar como fazer um variac totalmente eletrônico, hoje eu vou fazer a Alegria dos makers, dos técnicos eletrônicos, dos engenheiros, do mundo, inteiro mas como fazer isso, ei isso é o que eu vou mostrar nesse, tutorial vamos lá?
Botão liga desliga com TOGGLE ou impulso para ligar o seu equipamento de forma elegante.
Imagine que o seu equipamento não tenha chave liga/desliga, mas tenha um botão, reluzente bem na frente, se o equipamento estiver desligado e você pressionar o botão rapidamente o equipamento liga, se estiver ligado e você pressionar por mais de um segundo, ele desliga, ia ficar muito charmoso você não acha.
Nesse tutorial eu vou mostrar como construí um botão mágico desses.
Vamos lá.
Como funciona o misturador no rádio (Parte 2)
Na parte (1) dessa série eu mostrei como o produto de dois sinais do tipo cosseno de frequências diferentes geram outros dois sinais do tipo cosseno, mas um com a soma das frequências e outro com a subtração das frequências gerando o sinal de FI, a frequência intermediária.
Esse produto é feito no transistor do misturador, mas como esse produto se transforma em somas de frequências, como explicar isso usando a análise de circuitos e o modelo do transistor?
É isso que nós vamos ver nesse tutorial.
Como funciona o misturador no rádio (Parte 1)!
Todo mundo sabe que rádio super-heterodino tem uma etapa misturadora para gerar o sinal de FI, a frequência intermediária, todo mundo sabe que essa frequência intermediária é gerada quando o sinal de RF da estação de rádio captado pelo circuito de sintonia é misturado com o um sinal senoidal gerado no oscilador local com uma frequência de 455 kHz, quando esses sinais são misturados são gerados dois novos sinais, um com a soma das frequências e outro com a subtração das frequências e um circuito de filtro seleciona qual a combinação deverá seguir para os amplificadores seguintes e nesse caso é escolhido o sinal resultante da subtração que será exatamente 455 kHz, a frequência intermediária e mais, não importa a frequência da estação sintonizada..
Mas por que essa mistura de duas senoides geram essas somas e subtrações e ainda como o transistor faz essa mistura acontecer?
É sobre isso que eu vou falar nesse tutorial.
Dúvidas no circuito oscilador do rádio Transglobe.
Essa é mais um tutorial sobre dúvidas dos seguidores, nesse caso foi o Emerson que enviou o manual do rádio PHILCO Transglobe que teve seus dias de glória na década de 70 80, era o sonho de muita gente daquela época, isso porque pegava rádio de todo o mundo, á noite muita gente pegava o seu radinho, esticava a antena e ficava ouvindo rádio de todo o mundo, as ondas curtas eram a internet daquele tempo, e o tansglobe era um especialista em captar rádios do outro lado do mundo, por isso o seu circuito de sintonia era mais elaborado, é sobre isso que eu vou falar nesse tutorial, vamos lá.
Osciladores a cristal (Parte 3)
Os osciladores controlados por cristal oferecem excelente precisão e estabilidade de frequência. Os cristais de quartzo têm valores Q típicos de cerca de 100.000 e fornecem cerca de 1.000 vezes mais estabilidade do que um circuito LC convencional sintonizado. Sua frequência operacional (que pode variar de alguns kHz a 100 MHz) é determinada pelas dimensões mecânicas do cristal, que pode ser cortado para fornecer operação ressonante em série ou paralela. Os dispositivos em modo série mostram uma baixa impedância na ressonância — os tipos em modo paralelo mostram uma alta impedância na ressonância, exatamente como os circuitos LC série e paralelo.
Osciladores com indutor capacitor LC (Parte 2)
No tutorial anterior dessa série vimos o conceito do oscilador, o critério de Barkhousen e os osciladores com rede de capacitores e resistências uma rede RC.
Os osciladores de onda senoidal RC geralmente geram sinais na faixa de 5 Hz a 500 kHz. Os osciladores LC geralmente geram sinais na faixa de 5 kHz a 500 MHz e consistem em uma rede LC seletiva de frequência, uma rede com indutores e capacitores que é conectada ao loop de feedback de um amplificador.
Nesse tutorial vou falar sobre o oscilador LC, vamos lá.
Osciladores básicos com transistores de junção (parte 1)
Os dois tipos mais amplamente usados de circuitos geradores de forma de onda de transistor são os tipos osciladores que produzem ondas senoidais e usam transistores como elementos de amplificação linear, e os tipos multivibradores que geram formas de onda quadradas ou retangulares e usam transistores como elementos de comutação digital.
Nessa série de tutoriais eu vou mostrar algumas maneiras práticas de usar transistores bipolares no modo linear para fazer circuitos geradores de onda senoidal e ruído branco simples, vamos lá.
Faça você mesmo um conversor 1V a 5V para 4mA a 20 mA!
Esse é um daqueles circuitinhos muito útil para a transmissão de dados, principalmente de um sensor para o comando, tudo isso porque enviar a medição no formato de corrente é muito mais seguro do que enviar no formato de tensão, a transmissão suando corrente é mias imune a interferências e menos dependente dos cabos, então vamos ver como fazer ele milagre, vamos lá.
Ligando cargas pesadas em AC com um dimmer de potência!
Quando você quer ligar cargas AC ligadas na rede de 220V o componente mais usado é o TRIAC, ele muito útil nessas aplicações, mas esse tipo de componente é para baixas e médias potência, se precisar acionar uma carga pesada, tipo as resistências de um forno em 380 VAC, então o SCR é mais apropriado, existem SCR para correntes da ordem de 100A para mais, mas como ligar esse tipo de componentes se ele só funciona meio ciclo?
Hoje nesse tutorial eu vou mostrar uma forma simples de acionar dois SCRs para ligar uma carga em AC, vamos lá.
Inédito Pisca-Pisca com SCR!
Um circuito de um pisca-pisca sempre tem seu charme, desde o início da eletrônica, até os 555 e atualmente o programa é chamado Blink quem já vem instalado com o ARDUINO, mas hoje vou mostrar um pisca-pisca diferente usando um SCR realmente um circuitinho muito interessante.
LM317 truques e dicas que nunca te contaram
Nesse tutorial eu falar de duas dicas ou truques que serão muito úteis quando você estiver usando o regulador ajustável LM317, se você pensa que já tinham te contado tudo sobre esse regulador, esse tutorial vai mostrar que sempre tem alguma coisa para falar dos outros, circuitos integrados.
Faça você mesmo um detector de direção do movimento.
Esse é um circuito que pode facilitar muito a sua vida, ele detecta se o movimento vai do sensor A para o sensor B ou vice-versa, as aplicações são muitas, detectar se alguém está entrando ou saindo da sala, ou se os sensores de luz estiverem atrelados ao movimento de um motor ele poderá detectar o sentido de rotação do motor, detectar o sentido do movimento de um objeto em uma esteira e por aí vai.
Os sensores poderão ser do tipo LDR, foi esse tipo que eu usei no protótipo ou foto-transistor ou ainda fotodiodo, o mais simples é o LDR, e digo mais funciona muito bem.
Dimmer PWM com o CD4011 para controle do brilho de LED
Nesse tutorial eu vou fazer a alegria dos makers, vou montar e analisar o circuito de um dimmer usando o CD4011 operando como astável e controlando a largura de pulso gerando assim uma espécie de PWM que permite controlar a intensidade do brilho de um LED, mas bem poderia ser uma lâmpada, uma carga resistiva etc.
Tudo com a teoria e a prática filmada bem de pertinho.
Faça um gerador de onda quadra na faixa de áudio as aplicações são muitas
Nesse tutorial eu vou fazer a alegria dos makers, eu vou mostrar como fazer um gerador de onda quadrada para a frequência de áudio, um circuito bem simples e que poderá ter muitas aplicações desde um injetor de sinais até um gerador de clock.
Três circuitos para fontes simétricas a partir de fonte simples
Eu vi no tutorial passado do amplificador de transimpedância que o pessoal perguntou bastante sobre a fonte simétrica, então resolvi fazer esse vídeo rápido lépido e rasteiro mostrando algumas formas de fazer uma fonte simétrica a partir de uma fonte simples.
Análise AC, circuito trifásico, soma de fasores, soma de vetores, circuito trifásico em delta,
Nesse tutorial eu vou mostrar como montar de forma simples um medidor de sequência de fase e mais vou analisar o circuito de forma mais simples ainda, mostrando como a análise pode ser simplificada usando vetores e as regras básicas de análise que você já conhece, tenho certeza que essa análise vai te surpreender.
Se eu colocar um diodo em série com um ferro de solda de 60W, ele vai esquentar com que potência?
Todo mundo já viu essa dica para diminuir a potência do seu ferro de solda, ou ter duas potências de uma forma bem simples, é só montar o circuito da figura uma chave e um diodinho 1N4007 numa caixinha de um disjunto e pronto, temos uma estação de solda de dois estágios, mas qual a potência do segundo estágio?
Essa é uma questão bem interessante, a maioria vai responder, metade, mas como calcular esse valor, é isso que eu vou mostrar nesse tutorial.
Fonte de corrente simples, tipo uma carga ativa tudo com amplificador Operacional e transistor
Nesse tutorial eu vou mostrar como faze4r uma fonte de corrente simples, tipo uma carga ativa, mas agora usando amplificador operacional e transistor de junção e vou mostrar como é mais simples ainda explicar o seu funcionamento.
Detector de chamada telefônica, Circuito útil para deficientes auditivos
Hoje eu vou mostrar o projeto do seguidor Clodoaldo Souza, uma obra prima pela utilidade do projeto e a simplicidade da solução.
Esse circuito é muito útil para pessoas com deficiência auditiva, o projeto consiste em ligar uma lâmpada sempre que chegar uma chamada telefônica, eu mesmo vou fazer uma para mim, se o telefone está a 5m, já não consigo escutar mais nada, coisas da idade.
Monte o gerador de sinal de áudio mais simples do mundo e teste com um seguidor da LEOTRÔNICO
Nesse tutorial eu mostrar como fazer um gerador de áudio muito, mas muito simples mesmo, usando o negistor, o efeito do tunelamento quântico no transistor, você não se o que é isso, veja o tutorial na descrição desse vídeo, ou ali em cima.
Mas, não é só isso, eu vou mostrar como testar usando um seguidor de siais incrível fabricado pelo Leotrônico, um verdadeiro herói da indústria nacional, vale a pena conhecer esse instrumento que vai substituir o osciloscópio nos testes.
Conversor tensão corrente 1 a 5V para 4 a 20 miliampères
O seguidor Fransisco Cid me enviou o comentário abaixo, fiquei muito feliz de saber que estou ficando internacional.
A dúvida do Francisco é explicar o circuito do conversor tensão corrente, levantar a equação, essas coisas que o Professor Bairros adora fazer, então vou mostrar na ponta do lápis como esse circuito funciona.
Circuito para medir capacitor e indutor (parte 2: IA)
Se você quiser fazer uma ponte para medir capacitância e indutância, o coração desse circuito será o amplificador de instrumentação.
Então eu resolvi mostrar como construir um, no formato de um protoshield bem simples, mas que funciona, ele será o coração do circuito de medição da capacitância e indutância, nesse tutorial eu mostro como construir e usar para medir tensões em cum circuito RC, e no próximo eu mostro os detalhes de como usar essas medições para medir capacitores e indutores de forma muito simples e com grande precisão, o pessoal que fabricam as pontes caríssimas vão querer tirar o vídeo do ar, mas vamos lá, democratizar a eletrônica!
Circuito para medir capacitor e indutor (parte 1: A TEORIA)
Nesse tutorial eu vou mostrar a teoria para você construir o seu próprio instrumento para medir a capacitância e a indutância, um instrumento simples e muito mais barato que os comerciais e com precisão de medição melhor que a maioria dos instrumentos comerciais.
Como ligar um MOSFET com o Arduino no controle de PWM
A pergunta que o Neto fez nos comentários é:
Como eu faria uma interface com o MOSFET em paralelo entrando 5V e saindo 30A/12V.
Eu vou aproveitar e mostrar como ligar o MOSFET com o Arduino controlando a potência através de uma saída PWM, afinal o PWM está na moda.
Se é dúvida de um, então é dúvida de muitos como diz o Wagner Rambo.
Vamos ver como ligar o MOSFET no Arduino.
Charge Pump
Você já pensou obter 1000V de uma simples bateria de 9V, sem transformador, pois é isso que faz o circuito chamado charge pump, ou bomba de carga.
Claro que essa não é a principal aplicação desse tipo de circuito, ele é muito usado elevar a tensão dc em pequenos equipamentos dentro dos modernos circuitos integrados chamados de LDO LOW DROP OUT, isso é com pouca queda de tensão entre a entrada e a saída, assunto que veremos em breve nesse canal amalucado, mas hoje vou falar sobre os circuitos da charge pump.
Controle de potência AC com PWM e MOSFET
Sim o que eu vou mostrar nesse tutorial é algo nunca visto antes no mundo da eletrônica, quem sabe no futuro o pessoal chame esse método de controle de potência Bairros/Daniel, sim porque esse circuito foi criado pelo professor Bairros a partir de uma ideia do Daniel, isso mesmo sempre ele o Daniel.
Esse circuito é similar ao controle de potência AC com deslocamento de fase, aquele feito com tiristores, mas é muito mais versátil, você poderá usar facilmente até o Arduino para controlar a potência de circuitos trifásicos.
Vamos ver como esse circuito é construído e como funciona?
Evite queimar o Arduino ligue o LED LASER KY-008 com uma fonte de corrente
Sim, ligar o módulo laser direto no Arduino é arriscado, a corrente do módulo pode chegar a 30 mA, sobrecarregando o Arduino, uma forma segura de ligar o módulo laser no Arduino é usando uma fonte de corrente, é isso que eu vou mostrar nesse tutorial.
SHIELD PARA PROTOBOARD- Fonte simétrica, fonte de 5V, amplificador e gerador de PWM e outros
Nesse tutorial eu vou lançar moda, o shield para protoboard, eu vou mostrar como construir um shield de uma fonte de 5V e um shild para fonte simétrica.
A fonte de 5V reduz a tensão inicial de 9V a 15V para 5V, assim você pode testar os circuitos do tipo TTL com muita facilidade, ligar relês de 5V e testar módulos para Arduino de odo rápido lépido e rasteiro.
Eu também vou mostrar como montar um shield para gerar uma fonte simétrica muito útil para testar circuitos com AMPOP, essa pode ser usada de 9V a 24V com tranquilidade, o shield gera uma tensão simétrica, mas de baixa corrente, 20 mA, então serve somente para testar circuitos de pequenos sinais com AMPOP.
Analisando o circuito TWO BUTTON MOTTOR CONTROLLER
Um dos meus alunos encontrou esse circuito em um site americano e me trouxe para que eu analisasse por que não entendeu nadinha, será que é um circuito diferente, será que poderemos usar esse conceito para o controle de motores, chega de serás, vamos a análise!
CKT-Será que um opto-acoplador acopla sinal analógico?
Você está acostumado a ver um opto-acoplador acoplar sinais digitais em fontes de tensões chaveadas, por exemplo, mas será que dá acoplar um sinal analógico, tipo o sinal de som ou uma medição de tensão ou corrente?
É isso que eu vou mostrar nesse tutorial. Vamos lá!
CKT: O par composto, o par Sziklai- O casamento perfeito dos transistores NPN e PNP
Nesse tutorial eu vou falar sobre o par composto por um transistor NPN e outro PNP, muito popular entre os hoggistas.
O par composto possui dois transistores de polaridades opostas (NPN, PNP) conectados entre si para fornecer o máximo ganho de corrente e potência possível.
O arranjo é diferente do par Darlington, então, circuitos usando realimentação positiva se tornam possíveis.
Você pode construir uma ampla gama de projetos usando essa combinação simples, de amplificadores de áudio a sensores de luz e geradores de pulso, muitas vezes tendo o mérito de usar poucos componentes.
FAÇA VOCÊ MESMO UM OSCILADOR SENOIDAL POR DESLOCAMENTO DE FASE COM JFET!
A simplicidade fica por conta da polarização e característica do JFET.
A impedância do JFET que é muito, mas muito alta, tendendo ao infinito, bem infinito é muito não é mesmo, mas é por aí!
Então, vai interferir menos no circuito RC de defasagem.