AMPLIFICADOR / ÁUDIO
Aqui você encontra os tutoriais sobre amplificadores e áudio, teoria, cálculo, prática, você encontra tutoriais que explicam como funciona o amplificador classe A, classe A com transformador, classe B, classe AB, classe D e muito mais.
Se você veio pela PESQUISA role a página
Guia Completo dos Microfones de Condensador com Eletreto
Este artigo apresenta um guia completo sobre os microfones de condensador com eletreto (ECMs), explicando seu princípio de funcionamento, estrutura interna e padrões direcionais de captação (omnidirecional, unidirecional e com cancelamento de ruído). Também aborda especificações técnicas importantes como sensibilidade, relação sinal-ruído (SNR) e tipos de montagem. Apesar do avanço dos microfones MEMS, os ECMs continuam relevantes por sua simplicidade, confiabilidade e versatilidade em aplicações de áudio.
Realimentação Série de Tensão: Entenda o Ganho como Nunca Antes!
Todo mundo já ouviu falar que um circuito com realimentação negativa é melhor do que um sem realimentação — e isso é verdade. Mas existem várias formas de aplicar a realimentação negativa, e uma delas é a chamada realimentação série de tensão.
Mas o que isso realmente significa? Como podemos calcular o ganho desse tipo de circuito? É isso que vamos ver neste tutorial.
Vou abordar o tema da realimentação em partes, já que existem quatro configurações clássicas. Hoje o foco será na realimentação série de tensão — uma das mais utilizadas.
Triple BJT: o supertransistor em 3 andares!
Você já ouviu falar do Darlington, né? Um par de transistores cascateados que se comportam como um só, com ganho alto e baixa impedância. Mas... e se a gente colocasse três transistores nessa brincadeira?
Bem-vindo ao mundo do Triple — uma topologia que empilha BJTs para criar um supertransistor, usado em amplificadores de áudio que exigem potência com controle e precisão.
E sim, vai ter fogo no parquinho... mas com fidelidade sonora!
Chega de dúvidas: Veja como polarizar o amplificador Classe-AB!
Uma das dúvidas que mais recebo aqui no canal é: "Professor, como calcular a corrente e a resistência de polarização de um amplificador Classe AB?". Parece algo básico, não é? Mas a verdade é que muitos técnicos aqui no Brasil têm exatamente essa dúvida, simplesmente porque não se encontra facilmente por aí, nem mesmo nas melhores literaturas. Afinal, todo mundo sabe que precisamos polarizar os transistores levemente, com uma tensão VBE entre 0,5 e 0,6V. Mas como fazer isso?
Foi pesquisando muito nos livros de eletrônica que tem por aí que finalmente encontrei uma resposta a altura no famoso livro "Microelectronic Circuits", do Sedra. Lá, no capítulo 12.5, "Biasing the Class AB Circuit" (Polarizando do Circuito Classe AB), ali eu encontrei exatamente o que procurava! Testei na bancada, e acredite: funcionou maravilhosamente bem! Agora, claro, não posso guardar essa informação só para mim. Vou contar para todos você, vamos lá então!
O amplificador que inverte a entrada do operacional.
Um seguidor me enviou o diagrama do amplificador da figura, um amplificador Vulcano, a questão toda é que a realimentação da saída é feita para a entrada não inversora do operacional e a gente sempre falou aqui que um circuito com amplificador operacional para funcionar com amplificador deveria ter uma realimentação negativa, isso é, a deveria estar ligada a entrada não inversora do operacional, como explicar esse circuito então?
Radiador passivo e caixa de som Bass Reflex qual a diferença?
Construir uma caixa de som é uma verdadeira obra de arte, que vai muito além dos cálculos precisos, a experiência de quem constrói uma caixa de som, a habilidade dessa pessoa o material a ser usado, podem ser fatores decisivos para um resultado final satisfatório.
A caixa de som do tipo bass reflex é a mais popular do mercado todo mundo tem uma ou já teve, é aquela caixa de som que tem um furo na frente, neste tutorial eu vou mostrar o princípio de funcionamento desse tipo de caixa, e o porquê da existência daquele furo, vou falar dos conceitos básicos, não vou mostrar como fazer.
Que circuito maluco é esse com três tipos de polarizações?
Outro dia ao fazer um tutorial descobri o circuito da figura, um circuito fantástico, ele usa os três tipos de realimentações para um circuito amplificador, tudo num só circuito, como será que esse circuito funciona, como analisar?
É isso que eu vou mostrar nesse tutorial.
Análise AC com duas fontes para explicar a rede Zobel e Boucherot.
Neste tutorial eu vou alimentar 2 coelhos com uma cenoura só eu vou mostrar a técnica para analisar circuitos AC com 2 Fontes com 2 frequências diferentes aplicando em um exemplo prático da rede zobel e Boucherot muito usadas na saída dos amplificadores.
Vamos lá!
Desvendando os segredos do amplificador diferencial com transistor (Parte 2).
Nesse tutorial eu vou falar sobre o amplificador diferencial em AC, a análise em pequenos sinais, muita gente acha que essa análise é muito complicada, pois eu vou mostrar que se você continuar a técnica de análise usando as leis básicas mais os modelos dos transistores, tudo fica muito fácil.
Desvendando os segredos do amplificador diferencial com transistor (Parte 1).
Nesse tutorial eu vou começar a desvendar os segredos do amplificador diferencial, aquele usado na entrada do amplificador potência com par diferencial.
Nessa série eu vou desvendar os segredos em corrente contínua, isso é a polarização e depois vou analisar para pequenos sinais onde vou mostrar como determinar o ganho do amplificador diferencial.
Essa mesma estrutura é usada na entrada dos amplificadores operacionais.
Relembrar é aprender: Polarização do transistor com realimentação de coletor!
Da série relembrar e aprender hoje eu vou relembrar a polarização do amplificador transistor com realimentação de coletor, Um amplificador muito utilizado em circuitos de RF e para amplificadores muito mais simples do que os amplificadores contraditor na configuração emissor comum, então vamos relembrar e aprender, vamos lá!
Você conhece o estágio de saída com par complementar realimentado?
Estágios de saída com par complementar com realimentação também conhecido de para Zsiklai.
O estágio de saída seguidor de emissor é simples e direto, mas também existem estágios de saída em emissor comum. Em algumas situações, eles podem ser capazes de trabalhar com tensões de pico mais perto da tensão de alimentação.
Avaliando a potência e resposta em frequência (SLEW RATE) de um amplificador.
Nesse tutorial eu vou mostrar como medir a potência de um amplificador e a resposta em frequência usando um osciloscópio, um gerador de sinais e uma carga resistiva.
SLEW RATE, amplificador, testando um amplificador, resposta em frequência de um amplificador, como medir a resposta em frequência de um amplificador,
Análise pré-amplificador com acoplamento direto
Esse é um daqueles amplificadores que sempre deixa a gente pensativo, como funciona esse circuito, como que eu calculo as tensões e correntes?
Então é isso que vou fazer nesse tutorial, vou mostrar como analisar esse circuito, um amplificador com acoplamento direto.
Áudio: O que é sensibilidade de um alto-falante?
Quando você compra um alto-falante você precisa observa algumas características, a primeira é a potência elétrica, isso é a máxima potência que o amplificador poderá jogar sobre o alto-falante, a segunda é impedância da bobina, normalmente é 8 OHM, mas também são muito populares, 4 OHM, 16 OHM e até o moderno 6 OHM, mas existem duas informações que você também deve olhar, uma delas é a resposta em frequência, e a outra é a sensibilidade, que muita gente tem dúvida sobre o que significa, é sobre isso que eu vou falar nesse tutorial.
Amplificador diferencial com fonte de corrente mais estável
Uma das fontes de corrente mais usadas nos amplificadores com entrada com par diferencial é a fonte de corrente com dois diodos, o principal motivo é a sua simplicidade, veja na figura, não podia ser mais simples, mas nesse tutorial eu vou mostrar como melhorar esse circuito.
Análise amplificador de potência com entrada com par diferencial básico!
Nesse tutorial eu vou analisar um amplificador com entrada usando para diferencial, esse é um amplificador simples, o objetivo é apresentar o conceito, com os conceitos básicos bem alinhados mais tarde vamos ampliar análise para amplificadores mais elaborados.
Existe alguma vantagem em ter alto-falantes com mais de 8 ohms?
Bem antigamente, no tempo dos rádios e amplificadores à válvula os alto-falantes costumavam ter impedâncias mais altas, 15–16 Ohms eram bastante comuns naqueles tempos.
Mas hoje com a tecnologia do transistor a coisa mudou, será que usar alto-falantes de baixas impedâncias é melhor do que usar alto-falantes de impedâncias mais latas?
É isso que eu vou mostrar nesse tutorial.
Desvendando os segredos do amplificador em ponte
Depois do tutorial passado explicando o funcionamento do TDA2822, muitos seguidores me questionaram sobre o funcionamento do circuito em ponte, como esse circuito realmente funciona?
Então, eu resolvi fazer esse vídeo para desvendar, com mais calma, os segredos que envolvem o circuito em ponte, um circuito muito usado em outros amplificadores também.
Desvendando o capacitor de bootstrap no amplificador classe AB
No tutorial passado eu falei da teoria do capacitor de bootstrap no seguidor de tensão, está na descrição desse vídeo, nesse tutorial eu vou aplicar essa teoria no amplificador de potência classe AB com capacitor de bootstrap, tudo bem explicadinho.
Você conhece o amplificador de potência com coletor aterrado (Grounded Collector)
Essa não é uma configuração muito comum, tem pouca informação na internet, melhor tinha, nesse tutorial eu vou contar os segredos dessa configuração usada nos amplificadores de alta potência como o Behringer e a série RMX da QSC.
Como funciona o Amplificador diferencia-Parte 1: Análise DC
Nesse tutorial eu vou mostrar como funciona a polarização em corrente contínua do amplificador diferencial, o coração dos amplificadores de potência classe AB com para diferencial na entrada, uma das configurações mais usadas para amplificadores de grande potência, o para diferencial simplifica tudo.
Amplificador Classe D simples e que funciona muito bem!
Nesse tutorial eu vou mostrar como montar um circuito completo de um amplificador classe D padrão, usando amplificador operacional, comparador, gerador de onda triangular e tudo mais, tudo como manda o figurino, o resultado?
Um amplificador de primeira, potência da ordem de 5W e boa qualidade de som, já dá prá fazer aquela balada, eu ia dizer reunião dançante, mas tô me atualizando!
Amplificador de média potência com amplificador operacional
Nesse tutorial eu vou mostrar uma daqueles circuitos que você deve ter na manga, uma alternativa interessante quando você precisar de um amplificador de potência rápido lépido e rasteiro, simples de montar porque pode ser montado com qualquer amplificador operacional, se for montado com um AMPOP da família TL071/72/74 ele pode ser usado até 100 MHz.
AMP- Amplificador classe A com transformador na prática, projeto, montagem e teste
MISTÉRIO: Será que a tensão VCE pode chegar a um valor que é o dobro de VCC?
Sim essa é a pergunta que não quer calar, como a tensão coletor emissor pode ser maior do que a tensão de VCC, o Professor Bairros sempre disse que a máxima tensão no circuito deveria ser igual ou menor do que VCC?